POLÍTICA DE PRIVACIDADE


PSICOTERAPIA PRESENCIAL X ATENDIMENTO ONLINE

A orientação online não tem como objetivo substituir a psicoterapia presencial. Através desse site realizamos atendimentos, exclusivamente, online, mas haverá casos em que apenas a psicoterapia presencial poderá ajudá-lo. O atendimento online tem características de um atendimento breve, pontual, focado, restrito e emergencial, acontece em um número limitado de sessões, máximo 20 sessões, de acordo com o estipulado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Se ao longo dos encontros online, a psicóloga notar que a necessidade do cliente ultrapassa as possibilidades oferecidas por esse formato de atendimento, ele será orientado a buscar psicoterapia presencial. Diferente da orientação online, o atendimento presencial permite uma interação a longo prazo e processo de reorganização da dinâmica de funcionamento frente a diversos aspectos na vida. Já o atendimento online será focado em demandas específicas trazidas pelo cliente.

SIGILO PROFISSIONAL

A atuação profissional do psicólogo em qualquer contexto é fiscalizada pelos Conselhos Federais e Regionais de Psicologia. Sendo assim, o psicólogo deve respeitar o Código de Ética do Psicólogo, respeitando a confidencialidade das informações, qualquer infração em relação ao sigilo profissional é grave e leva o profissional a sofrer sanções pelos orgãos fiscalizadores da profissão (CRP e CFP). As informações e identidade dos clientes são obrigação e dever do psicólogo em qualquer contexto, seja o atendimento presencial ou online. Porém, não podemos deixar que mencionar que os meios eletrônicos não nos permitem a garantia total do sigilo da informação, pois tem algumas varáveis que fogem ao controle do psicólogo e esse dado deve ser levado em consideração. Existem programas espiões que podem monitorar as conversas de áudio e vídeo, bem como histórico de emails. Sendo assim, cabe ao cliente certificar-se desses riscos e proteger seu computador, bem como não fazer uso de computadores públicos para esses fins.

PÚBLICO ALVO

Adolescentes, adultos e casais. No caso de adolescentes menores será necessário autorização por escrito dos responsáveis legais.

RESTRIÇÕES

O Atendimento online não é direcionado à pessoas em situação de intensa vulnerabilidade emocional, em surto ou pré surto ou com ideações suicidas. Nesses casos recomenda-se a busca imediata por um profissional para atendimento psicológico presencial.

AS VANTAGENS

Pessoas com dificuldade de locomoção, sejam de ordem física ou emocional, escassez de tempo, que vivem em regiões onde não há atendimento psicológico adequado, que estão fora do país, ou que preferem não sair de casa para realizar o atendimento, seja por questões emocionais, ou por preferências pessoais, podem se beneficiar desse serviço.

AS DESVANTAGENS

Por ser mediado por recursos eletrônicos, não é possível a garantia total do sigilo da informação, tal fato deve ser considerado no momento da escolha por esse serviço. Não há estudos comprovando a eficácia dos atendimentos online, por se tratar de um novo formato de atendimento. Não substitui um processo de psicoterapia presencial e existem limites em relação a quantidade de atendimentos a serem realizados.

QUAIS DEMANDAS PODEM SER TRABALHADAS ONLINE

Toda demanda pode ser trabalhada online, o que impede o atendimento é a severidade do quadro apresentado pelo cliente, sendo assim é necessária uma avaliação inicial para definição da melhor forma de atendimento para cada caso específico. Em caso de necessidade de psicoterapia a longo prazo o cliente será orientado a buscar psicoterapia presencial.

POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE

Interações mediadas por aúdio ou vídeo, por programas como Skype e Hangout, sendo possível escolher o uso, ou não da webcam, e por email. No entanto, é necessário considerar que o atendimento por email implica em maiores restrições do que os demais, já que a interação não ocorre em tempo real. Computadores públicos não são recomendados em quaisquer formas de atendimento selecionada pelo cliente.

SELO DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA

Para que você possa ter certeza de que está sendo atendido por um profissional que atenda as exigências e qualificações do CFP (Conselho Federal de Psicologia), é necessário buscar pelo Selo concedido por essa instituição, que deve estar disponível no site de atendimento online. Esse selo é a sua garantia.

COMO AGENDAR O ATENDIMENTO

Os atendimentos podem ser realizados por três profissionais a sua escolha, Daniela Roland Ferreira – CRP 12/08437 , Joana Simielli Rocha – CRP – 12/06339 e  Juliana Teske Correa – CRP 12/09975. São profissionais formadas e especializadas, que estão em dia com suas obrigações legais e éticas frente aos orgãos fiscalizadores (CRP e CFP). Não é um serviço gratuito, sendo assim, estamos a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas antes do agendamento da consulta. O pagamento deve ser realizado através de depósito ou transferência bancária. Após a confirmação do pagamento o cliente receberá um formulário a ser preenchido especificando suas dificuldades e em seguida o horário será agendado, conforme a disponibilidade solicitada pelo cliente.

ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER ESCLARECIMENTOS