Tudo o que você precisa saber sobre a orientação psicológica online


O atendimento psicológico online, ou orientação psicológica online, é um atendimento realizado por um profissional formado em Psicologia, devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia e mediado por videoconferência, chat ou email. Diversos recursos tecnológicos podem ser utilizados para a realização do atendimento, como skype, hangouts, chats ou emails.
Tem o objetivo de focar em queixas específicas e, por isso, tem uma duração mais breve, pois é pontual e objetiva.

No Brasil essa ferramenta é reconhecida pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), de acordo com a resolução 11/2012, que associado ao ” Código de Ética do Psicólogo” regulamenta tanto os atendimentos presenciais, quanto os atendimentos online. Em outros países esses atendimentos tem maior amplitude e já são regulamentados a mais tempo do que no Brasil.

QUEM PODE SER ATENDIDO?

Adolescentes, adultos e casais. Para atendimentos de adolescentes menores de 18 anos é necessário autorização por escrito dos responsáveis legais.

INDICAÇÕES

Apesar das demandas atendidas serem pontuais, as possibilidades de ajuda para atendimento online são muito amplas. Após alguns encontros online se o psicólogo notar a necessidade de atendimento a longo prazo, encaminhará essa pessoa para psicoterapia presencial.

Os atendimentos são contra indicados apenas para pessoas com intensa instabilidade emocional, ou com distúrbios psicológicos graves. Nesses casos é necessário buscar psicoterapia presencial.

Se você tem dúvidas se pode se beneficiar desse serviço, contate-nos e o orientaremos conforme a sua necessidade.

SIGILO E SEGURANÇA

O ponto mais importante na relação psicólogo cliente, é o sigilo da informação. A partir da garantia do sigilo estabelece-se um vínculo de confiança, onde permite-se a entrega de seus maiores receios para que se possa estabelecer uma relação de ajuda, Sendo assim, as informações passadas pelo cliente serão recebidas apenas pela psicóloga escolhida e nunca serão compartilhadas com qualquer outra pessoa. O computador utilizado por cada uma delas é protegidos por antivírus e firewalls sempre atualizados e os prontuários são protegidos por senha. Além de serem computadores de uso pessoal apenas, Apesar de todos os cuidados, não temos como garantir 100% do sigilo da informação em relação as transmissões online, pois os meios de informação são vulneráveis e requerem alguns cuidados. Recomendamos que as pessoas interessadas no atendimento online não faça uso de computadores públicos e apague os históricos de navegação. É recomendado também que mantenha seu computador protegido por antivírus.